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sábado, 28 de setembro de 2013

“Abrigo ao Sol” vence o 2º Festival de Cinema de Santa Rosa



“Abrigo ao Sol”, do diretor Emerson Evêncio, de Vitória (ES), levou o prêmio de melhor filme do 2º Festival de Cinema de Santa Rosa. O curta concorreu com outras 14 produções, vindas de vários cantos do país e selecionadas dentre os 103 curta-metragens inscritos no Festival. A revelação e premiação dos vencedores ocorreu na noite de sexta-feira, 27 de setembro, no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges, em Santa Rosa (RS).

Emerson Evêncio

Abrigo ao Sol


O filme que encantou júri e plateia do festival santa-rosense retrata momentos de espera, despedida e liberação de uma idosa interiorana. Ancorado na sensível atuação da atriz mineira Teuda Bara, o trabalho rendeu ainda ao capixaba Emerson o troféu Semeador de melhor direção.

Outro curta que abocanhou dois troféus foi o paulistano “Preto ou Branco!”, de Alison Zago: melhor ator (Sergio Mastropasqua) e melhor roteiro (Alison Zago). “Preto ou Branco!”, com sua precisa e impactante edição de imagens e sons, também marcou indelevelmente todo público presente.

A gaúcha Fernanda Carvalho Leite foi agraciada com o Semeador de melhor atriz pelo seu desempenho em “Lobos”, de Abel Roland e Emiliano Cunha, prêmio valorizado pela forte concorrência com o trabalho da mineira Teuda Bara.

Outro gaúcho premiado foi Fernando Vanelli, pela excelente fotografia de “O Boneco de Neve”, de Diego Müller.

Já o curta de animação “Graffiti Dança”, do paulistano Rodrigo EBA!, colheu o Semeador de melhor trilha sonora, produzida por Arthur Tofani.

O júri optou também por designar três menções honrosas. Os agraciados foram os filmes “O Gigante” de Julio Vanzeler e Luís da Matta Almeida (Florianópolis - SC), e os gaúchos “Logo ali ao Sul” de Márcio Kinzeski (Capivari do Sul) e “Garry”, de Bruno Carboni e Richard Tavares (Porto Alegre).

Sem margem de erro, pode-se afirmar que a principal característica deste 2º Festival de Cinema de Santa Rosa foi a boa qualidade da safra de filmes selecionados, fato sempre ressaltado durante as várias rodadas dos “Papos de Cinema” promovidos pelo Festival.

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